Venezuelanos Disputam Comida Com Cães No Lixo De Feira De Caracas
A cada começo de tarde, dezenas de pessoas rondam o depósito de lixo do feirão de Coche, no sul de Caracas, à espera da mercadoria vencida ou estragada. A toda a hora que uma lata de lixo é despejada, elas se agacham e, em silêncio, começam a revirar detritos. Adultos e gurias disputam espaço com cachorros sarnentos, num retrato ainda mais comum da incerteza que devasta a Venezuela. Após horas no local, o desempregado Luis Losada, 40, exibe uma sacola de plástico com pedaços de mandioca e batata. Losada à Folha. Passavam das 14h, e ele não havia tomado café da manhã nem sequer almoçado.
A alguns metros dali, meninos em uniforme escolar sorriem depois de encontrar uma bolsa contendo alguma coisa parelho com ração animal. Não há cifras, todavia comerciantes são unânimes em apontar cada vez mais gente que espera o final da feira pra procurar comida. Igor Perez, 41, feirante em Coche. Uma maçã vale um.000 bolívares. Imediatamente os alimentos a valor regulado, usados por anos como base de suporte ao governo chavista, desapareceram das prateleiras, no sinal mais percebível do desabastecimento.
A instabilidade começou em 2012, depois de uma década de políticas hostis ao setor eficiente, como expropriações e controles de preço e de câmbio. A ocorrência se deteriorou em 2014, com a queda do valor do petróleo, apoio da economia. O efeito é uma taxa de pobreza de setenta e seis por cento, segundo estudo das universidades Andrés Bello, Central e Simón Bolívar. O índice era de 55 por cento em 1998, no momento em que Hugo Chávez foi eleito à Presidência. Losada, o desempregado. Filiado do partido chavista, ele admite ter votado contra a sigla pela eleição parlamentar de dezembro, vencido na oposição.
- 290 "Eu sou Oob." Um velho conhecido 24 de Janeiro de 1996
- Ricardo argumentou
- Ícone Linkedin Linkedin
- Limpar casco de cavalo em apresentação
- Ago.2014 - Filhotes de leão branco com a mãe, a leoa Nikita Jean-François/AFP
- Cadela ganha ar-condicionado dentro da casinha
A Operação Lava Jato e a Superintendência da Polícia Federal do Paraná tiveram quase um terço de teu orçamento cortado por este ano pelo governo federal. E alguém tem incerteza de que o governo e os políticos agem contra os interesses do País? Como na fábula do lobo que guarda a porta do galinheiro, a nação brasileira é refém de um sistema jurídico-político que segrega e separa o Brasil em 2, em 3, em 1000.
Dividir pra governar, eliminar verbas da Lava Jato para estancar a trajetória das investigações, e o povo que conviva com as convencionais injustiças e impunidades. No picadeiro central do amplo Circo Brasil, a atração principal é a performance de Temer, o equilibrista. Sr. presidente, mire-se no exemplo do sr. Joesley, entendendo tuas ocorrências, renunciou. Empreenda as suas assim como, pro bem do Brasil.
Eu e Michel Temer estudamos na mesma universidade, somos quase contemporâneos, contudo o conheci mesmo na cidade de Tietê, terra da minha mulher. Lá em Tietê ele pôs quem quis encaminhar-se pra Polícia na Polícia. Diziam que era um político habilidoso. Eu a todo o momento o descobri, e também muito educado, um político de bastidores, no proscênio um político sem nenhuma jeito, basta visualizar as trapalhadas. Além disso, coitado, pessimamente assessorado pelos seus conselheiros advogados, que o fale o último episódio envolvendo os protagonistas Osmar Serraglio e Torquato Jardim. Pela era petista, além da demora de Lula e Dilma pra trocar seus ministros, os novos nomeados bem como eram incompetentes.
No mínimo neste quesito o governo Temer é melhor. Sai um fraco Osmar Serraglio e entra no Ministério da Justiça o experiente jurista e ex-membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Torquato Jardim. O mesmo ocorreu, bem como, após o pedido de demissão da definida e eficiente Maria Silvia Bastos Marques, que presidia o BNDES e foi celeremente substituída por outro competente economista, Paulo Rabello de Castro, que até deste modo dirigia o IBGE.
E o mercado aprovou. De fato, o que estamos visualizando no governo são vingancinhas, conchavos, dança das cadeiras para ver de perto quem cai primeiro e quem se livra da queda. E a nação, "excelências"? Em meio a tanta neblina, acessível será nos deixarmos confundir. Onde está o farol que vai nos transportar a um porto seguro?
Há algumas cartas náuticas que poderão nos transportar a um desastre, a jato. Pela Biologia, marcadores são seres vivos sensíveis que primeiro acusam alterações ambientais. Por eles monitoramos as agressões ao ecossistema. Maria Silvia Bastos Marques e Pedro Parente eram nossos marcadores políticos. A saída de Maria Silvia do BNDES revela que o ecossistema político continua a merecer mais cuidados.
Olho em Pedro Parente! A recém-saída presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, não poderia se dar bem num antro de bandidos e ladrões do dinheiro público. Infelizmente, não temos homens estadistas e preocupados com o país, temos, sim, gente da pior espécie formando o oceano. E como vencer este oceano?
Nadar até a maré e doar adeus às aguas revoltosas. Uma lastimoso constatação, vemos os bons saindo para conceder espaço aos oportunistas. Senhora Maria Silvia, seu território é pela Presidência do Brasil. Vamos permanecer de olho no próximo presidente do BNDES, que não conheço, no entanto que terá a função de zelar pelo banco dos brasileiros.
Replies