Um Homem Bem como Chora

Ciência Das Redes
Brian Fernandez estava andando pelos corredores do supermercado recinto de tua cidade, Leamington, no Canadá, mais conhecida como a “Cidade dos Tomates”, quando percebeu qualquer coisa distinto pela prateleira de molhos. Em vez de descobrir o esperado ketchup da marca Heinz, o engenheiro civil se deparou com um pote vermelho da French’s, mais conhecida por tua mostarda.
Curioso, resolveu buscar mais sugestões sobre o artefato e descobriu que os tomates utilizados para a realização daquele ketchup eram colhidos na sua própria cidade. A identificação com o artefato foi imediata - ainda mais impulsionada pelo acontecimento da Heinz ter fechado, em 2014, uma corporação com sede pela cidade, causando a demissão de 800 funcionários.
Empolgado com a sua descoberta, Brian fez um postagem em seu perfil no Facebook. O que ele, e muito menos as duas marcas, não sabia era que este mesmo postagem viralizaria, fazendo com a cidade se mobilizasse pra fazer um boicote à Heinz, aumentando em três vezes a geração da French’s.
- Sete - Parcerias
- Que frases necessitam estar presentes no Alt Text
- O Canadá precisa de Imigrantes
- 82: Açúcar ou adoçante
Brian tinha somente 420 amigos em seu perfil, no entanto isto não impediu que seu artigo fosse compartilhado mais de 1000 vezes. Com isso, aquela ideia de que só grandes veículos de comunicação são capazes de influenciar a opinião de seus compradores cai por terra. A internet tornou possível o acesso o detalhe instantaneamente, o que facilita, e muito, a chance dos conteúdos serem repassados pra mais pessoas do que se fossem publicados posts em um jornal ambiente.
Desta forma, é considerável reparar-se a cada um dos comentários que abordam seu negócio, mesmo os considerados “menos relevantes”, os quais passariam despercebidos pra você e sua equipe. Nada disso teria acontecido se Brian tivesse procurado a respeito da French’s e não encontrasse nada significativo, como o acontecimento da empresa usar tomates locais em sua criação. Um bom tema, seja institucional ou de avaliação pública, poderá fazer muita diferença no seu negócio.
Se um freguês potencial entrar em contato com qualquer produto ou serviço da sua organização e não localizar informações relevantes, muito possivelmente ele irá procurar por novas opções. Esse monitoramento de posição e tema tem que ser constante, uma vez que, como esta de apresentado no case, cada artigo poderá gerar uma onda de considerações, positivas ou negativas, sobre a sua marca, da noite pro dia.
Alguns anos atrás, se você quisesse saber qual era a melhor marca de ketchup, você, eventualmente, procuraria por opiniões de especialistas ou até já postagens que contassem a respeito do produto. Neste instante o caso é outro. As pessoas dão uma importância muito superior aos comentários e feedbacks que ouvem de seus amigos ou familiares do que a de um especialista. Essa transformação no comportamento dos freguêses fez com que o artigo de Brian viralizasse, dado que era uma pessoa comum falando para outras pessoas que também consumiam esse mesmo item. Quantos foram os casos que, nos últimos meses, fizeram com que marcas tivessem que se posicionar publicamente em relação a sua conduta? Em uma contagem rasa, desejamos apontar o caso do Botequim Quintandinha e da Trident.
No caso da Heinz, a organização, até o momento, não se posicionou sobre o “boicote” exercido pelos moradores de Leamington. Essa ideia estava se espalhando tão muito rapidamente que o prefeito da cidade teve que meter-se, afirmando que alguns produtos da Heinz ainda empregavam 400 moradores da cidade, porém isso não foi o bastante.
Se a Heinz tivesse monitorado os comentários que estavam chegando dos clientes, ela poderia ter localizado uma saída pra, se não acabar com a da instabilidade, pelo menos encurtar a ação sobre isso as vendas. Um posicionamento rápido faz com que seus consumidores sintam que sua empresa está preocupada com eles, diminuindo, em muitos casos, o encontro da queda.
Em um primeiro momento, essas lições podem parecer muito lógicas, no entanto, em tempos de recessão, até mesmo grandes corporações têm problema em achar as melhores saídas. É por essas e algumas razões que empreendedores necessitam a toda a hora se preservar antenados no que está rolando com suas marcas. Em conclusão, se a vida te dá tomates, por que não fazer um ketchup?
Replies