Sente-se Que Está No Seu Limite
Terapia foi uma série de tv portuguesa do género drama, sobre o assunto um psicólogo, Mário Magalhães, e as suas sessões com pacientes durante a semana. O formato e guião de Terapia são baseados, e frequentemente traduções literais, da série israelita original BeTipul, desenvolvida por Hagai Levi, Ori Sivan e Nir Bergman. Terapia é adaptada de BeTipul, uma série israelita formada por Hagai Levi, Ori Sivan e Nir Bergman. No decorrer da transmissão da série, os capítulos foram disponibilizados no web site da RTP, via RTP Play, em antestreia dez horas antes da sua exposição no canal. O serviço gratuito foi descontinuado após a transmissão completa da série. Na sinopse oficial divulgada na RTP lê-se: «"Terapia", uma série com um modelo muito bom e diferenciador, leva-nos numa viagem pelo intrigante e impressionante mundo da psicoterapia.
Este projeto conta-nos a história de cinco pacientes diferentes e acompanha os tratamentos psicoterapêuticos que decorrem no consultório do terapeuta. Cada capítulo de Terapia foca-se em uma sessão de terapia com um paciente, incluindo Mário Magalhães que busca a auxílio sem custo, a sua supervisora clínica e psicoterapeuta, interpretada por Ana Zanatti. A primeira e única temporada foi composta por 45 episódios, cada um sendo transmitido a cada dia da semana, de segunda a sexta-feira.
Tem cinquenta e dois anos e é o psicoterapeuta, que além de tentar proteger os seus pacientes tem assim como que enfrentar com os seus limites e com as suas fraquezas. Mário acha-se à sexta-feira com a sua supervisora/conselheira Graça Ribeiro (65). Durante estas sessões Mário desabafa sobre isso os seus pacientes e sobre a sua vida pessoal, que se está a desmoronar.
Mário tem 3 filhos com os quais tem uma conexão complicada, sobretudo com a tua filha adolescente, Joaninha. Aos trinta e três anos Laura Dias é uma mulher muito bela e atraente. É médica anestesista e é paciente de Mário existe um ano. Laura é uma mulher frágil com uma relação complicada com o sexo oposto e que está prestes a ficar noiva quando revela ao terapeuta que ama outra pessoa. É um atirador de elite do Grupo de Operações Especiais (GOE). É uma adolescente de 16 anos que chega até Mário a fim de ter um parecer do terapeuta acerca do acontecimento em que esteve envolvida, ao transpor-se de bicicleta à frente de um carro. Sofia chega com os 2 braços engessados, todavia Mário mais rápido percebe que há muito mais feridas nessa jovem do que aquelas que foram causadas por esse acontecimento.
Com alguma relutância, Mário consegue que Sofia comece a confiar nele. Mário, tal como a seguradora, que lhe exigiu o parecer clínico, suspeitam de tentativa de suicídio. Entretanto Mário quer perceber melhor o que atormenta esta jovem, filha de pais divorciados, e emocionalmente instável. Durante as sessões Sofia revela-lhe a complexa ligação que tem com o teu treinador, os sentimentos ambíguos que a ligam ao pai ausente e a dificultoso ligação que tem com a tua mãe, uma mulher deprimida e muito protectora. Aos poucos, Mário fica a compreender a grande pressão física e psicológica a que Sofia tem estado sujeita e tenta ajudá-la a definir o passado pra conseguir viver o futuro, sem a vontade da morte estar presente. Filipe Duarte, como Jorge Velez (8 capítulos). Jorge e Ana Velez estão casados há 10 anos e são pais de Nuno, de nove anos.
Jorge tem trinta e sete anos e não compreende por que é que a sua mulher, já com 35, insiste em abortar o filho que finalmente espera, após andarem há incalculáveis anos a fazer tratamentos de fertilidade mal sucedidos. Depois de tanta pressão e frustração Ana finalmente engravidou, contudo quando entende que está grávida põe em razão a vontade de ter outro filho.
- Quatro Mãe do Eustácio
- 3 Hábitat e comportamento
- cinco- Cuidados com teu filhote de Lhasa apso
- Não passeie ante sol ou sempre que o chão estiver quente
- 4º passo: Defina um local para o treinamento
Jorge vai tentar por tudo fazê-la desistir da ideia de abortar. Jorge e Ana recorreram a Mário para tentarem salvar o casamento, contudo a terapia não surte o efeito desejado. E à medida que as sessões avançam torna-se claro que Jorge e Ana vivem uma relação obsessiva, violenta, muito sexual, e onde o combate está a todo o momento presente. Mário trabalha com eles as emoções e a execução do casal, ao mesmo tempo que o teu próprio casamento está a ruir. Muito direta e amigável, Graça Ribeiro tem sessenta e cinco anos e é uma psicóloga sensata e respeitada por seus pares. Foi bem como a mentora de Mário nos seus primeiros anos como terapeuta, no entanto um defeito entre eles fez que estivessem afastados quase uma década.
É notório que há muita mágoa, de ambas as partes, e que a complexa ligação destes dois psicoterapeutas está pautada por muitos ressentimentos. A temporada acompanha o Dr. Mário Magalhães (Virgílio Castelo) e as suas sessões semanais com os seus pacientes. Cada capítulo foca-se em um paciente específico. Laura planejou uma relação, transferiu sentimentos, parece existir sentimentos de ambivalência, de toca e foge nas três relações apresentadas que não são plenamente vividas por um porquê ou por outro. Expondo alguma ambivalência no expressar sentimentos, relativamente ao pedido de assistência, verificam-se conteúdos relacionados com a temática de separação e autonomização. Clarificar os objetivos das sessões, pensar a respeito de os objetivos iniciais e o pedido de ajuda. As sessões têm o objectivo, de entre algumas ocorrências, transformar estruturas emocionais, indicando que no primeiro momento seria a justificativa para a sua vinda.
Possíveis traços de personalidade "estado limite" a afirmar. Os mecanismos mais utilizados são, defesa e negação. O Alexandre, parece desconhecer o propósito das consultas (transmitiu a ideia de que lhe poderia se benéfico, pra uma posição, como se de um sofista se tratasse, "um saber pronto, como pela antiga Grécia"). Mostrou, desde o começo, resistência a abordar as sensações, emoções e pensamentos associados à queixa de tristeza, não expressa. Parece haver uma perturbação de identidade e género a clarificar em próximas sessões.
Possível modelo de vinculação inseguro com as figuras parentais, (pai rigoroso, mãe permissiva). Locus de Controlo externo: "Matar a menina, não foi da sua responsabilidade"; "A vida escolheu que fosse desta maneira". Os mecanismos mais utilizados são, defesa, negação e identificação projetiva. Complexo de Édipo parece não resolvido, indica existir uma luta entre a jovem e a mãe, dirigindo sentimentos hostis em ligação à progenitora. Negando expressar sentimentos, parece existir co morbilidade de sintomas a provar em próximas sessões.
Clarificar os objetivos das sessões, conhecer mais a Sofia, estabelecer uma relação de certeza e confidencialidade e examinar as dúvidas relacionadas com o pai e treinador. Temática de separação e autonomização. Os mecanismos mais utilizados são, defesa e negação. Enfatização dos conflitos conjugais e da não problema de aceitação do outro.
Verdadeiros conflitos conjugais, parece apontar que esta conexão se estabeleceu em bases bastante primitivas. Abrir caminho pra emersão dos conflitos conjugais, até assim, latentes, ajudar o confronto como maneira a se aceitarem mutuamente. Jorge: mecanismos de defesa: Negação, Resistência, Projeção. Ana: mecanismos de defesa: Defesa, Projeção. Objetivo - Reorganização parcial da infraestrutura psíquica, para a alteração significativa do quadro de sintomas.
Replies