Menos Celular Mais Livros. Como Incentivar A Leitura Infantil?
Logo você receberá os melhores conteúdos em teu e-mail. Em qualquer idade, ler aprimora habilidades de intercomunicação, enriquece o repertório intelectual e linguístico, estimula o senso crítico e a criatividade. No Colégio Rio Branco, o incentivo à leitura acontece desde a infância como um fator importante para o desenvolvimento do aluno. Auxiliar as criancinhas a fazer intimidade e laços afetivos com os livros podes ser desafiador, mas as férias escolares são uma bacana chance para colocá-las em prática!
Tentar introduzir um livro pela rotina diária das crianças, como parte do lazer e das brincadeiras é uma opinião. Catapimba é um bebê bacana. Camarada da turma toda, centroavante e secretário do Estrela D’Alva Futebol Clube, com ele o tempo só esquenta no momento em que o Armandinho não apita o jogo justo.
Em ‘A árvore do Beto’ ele vai fazer um sonho que tinha desde pequeno, e vai achar também que qualquer sonho fica melhor quando a gente está perto dos amigos. Nesse livro, um urso avista um bolo. Ele parece muito apetitoso. Porém, puxa, está bem lá no alto… Como o urso vai conseguir pegá-lo?
Um livro pra moças bem pequenas em que se mostra o quanto é ótimo poder contar com a assistência dos amigos e de acontecimentos imprevistos! Cuidado: nestas sete histórias tenebrosas, coisas estranhas acontecem pela hora mais escura da noite mais escura. O que ocorre no momento em que o pequeno urso sai de seu conto de fadas e vai para a cidade grande, onde Cachinhos Dourados vive sem demora?
Pra onde vão os protagonistas de uma história depois que o livro se fecha? Quando Ursinho sai da floresta e chega à cidade extenso, ele se vê inteiramente perdido e espantado. Tudo é muito claro, barulhento e diferenciado. Depois que se conheceram na floresta, o Coelho e o Elefante não se desgrudaram mais: formaram uma divertida parceria, mostrando que não há limites para a verdadeira amizade.
Brincam, brigam, tiram sarro um do outro, mas estão a todo o momento próximos e prontos para o que der e vier. Nessa atmosfera de descobertas, surgem os sustos, os deslumbramentos, os questionamentos diante da vida e até as grandes ideias, como a invenção de um avião ou seria navio? A história da Linda Adormecida não é novidade pra ninguém. Mas você consegue idealizar o que teria acontecido se uma fada tivesse dado um jeitinho de contornar a maldição da feiticeira?
Ou por isso se, por incidente, a roca tivesse espetado o dedão do pé da própria bruxa? E se quem tivesse localizado a princesa não fosse um príncipe, todavia sim um dragão verde? Ana, em seu primeiro dia de aula, ficou surpresa quando viu que os colegas tinham um ‘lápis cor de pele’. Desta maneira, pensou: ‘Será que gente só tem uma cor?
A partir daquele dia, começou a prestar atenção nas pessoas e descobriu coisas que nunca havia percebido antes. Notou que os olhos, cabelos e bocas de seus colegas eram bem diferentes uns dos outros. E começou a meditar que o mais ótimo era pontualmente isto. Que sem graça seria o mundo se todos fossem semelhantes! No momento em que se trata de livros e leitura, os adultos têm seus direitos super bem garantidos - eles conseguem ler o que quiserem, no momento em que quiserem. Mas e os pequenos leitores?
- Fofura do Dia: Animais e espaços menores
- 28/09/2011 às 14:59
- Quem choca os ovos dos pinguins
- 26/09/2011 às 10:Quarenta e cinco
- 6 de março de 2017 às 12:Trinta
- Automutilação (mordendo e lambendo as patas e o rabo)
Aqueles que estão começando a se aventurar nas páginas dos livros: a que eles têm direito? Ser o personagem principal de uma história, brincar com os heróis mais queridos, reler um conto quantas vezes quiser, ou até abandonar uma leitura no meio. Joãozinho, um coelho branco muito ágil, de em tal grau farejar ideias com seu focinho inquieto, idealizou uma que iria dar o que discursar: fugir da casinhola de grade de ferro a todo o momento que esquecessem a tua comida.
A estratégia deu certo e Joãozinho nunca mais ficou sem cenouras. A cada virada de página, o leitor se depara com 2 personagens: um tem a pele negra, o outro tem a pele de outra cor. Lado a lado, eles vivem momentos de fome, gelado, pânico, calor, raiva, diversão ou alegria.
Replies