Jardim Agradável Pra Cachorro. E Para Gato!
Quem tem um canto verde em casa ou no apartamento e um bicho de estimação sabe que uma hora o mascote vai se aventurar por essa área, mastigar outras plantas e cavoucar a terra pela superior alegria. Aprenda a tornar o lugar à prova de travessuras, conservando o paisagismo e a segurança dos animais.
Conheça os bichinhos de estimação dos profissionais do núcleo Casa & Construção da Editora Abril. Pra cachorros e gatos, vale a mesma listagem de plantas tóxicas, mas pelos lírios, que colocam em perigo somente os felinos, e pela macadâmia, que faz mal somente aos cães. Disponha pedaços de limão e citronela em locais aonde os bichos não necessitam voltar.
- ZORAIA JAKSYS falou: Trinta e um/01/12 ás 02:03
- Domingo Espetacular
- Abusar de comida temperada
- Yuri Anne citou: 08/02/doze ás 18:35
- vinte e três Miro Moreira
- Curtos: neste momento nessa ordem, vemos os Gatos Ingleses de Pelo Curto, o Mau Egípcio e o Bengal, etc
- De volta à dona, cãozinho Pinpoo participa
- 2 Nomenclatura e etimologia
O aroma robusto costuma afastá-los. Enriqueça o lugar do animal com brinquedos: eles vão entretê-lo e impossibilitar o interesse pelas plantas. Não mexa no jardim na presença de seu pet para impedir que ele suponha que pode imitá-lo. Emitir um barulho no instante em que o flagra fazendo arte ensina-o a não repetir o ato. Ao compor barreiras pra conservar o mascote longe do paisagismo, jamais utilize espécies com espinhos ou donas de modelos que possam machucá-lo. No cantinho dos pets, plante sementes de ervas apropriadas a eles.
Essa é uma escolha saudável para quando precisarem se medicar. Adaptei meu jardim em atividade dos cachorros, com árvores grandes e pedras que ajudam a drenar a urina e a manter a área verde organizada e deslumbrante." Mônica Cintra, dona do são-bernardo Mike e do vira-lata Carlitos. Minha akita, Zucchini, subia numa floreira pequena e estreita para fazer xixi, o que matava as plantas. Remexi a terra e joguei várias sementes que viraram uma hortinha saborosa pra ela. Ana Hanashiro, arquiteta e adestradora da Bicho sem Preguiça.
Escavar neste local não é tão ótimo. Uma camada generosa de seixos grandes dificulta o acesso à terra. Também, por estarem soltas, as pedras geram instabilidade no momento em que pisadas, fazendo os animais pensarem duas vezes antes de ir pela área. Jardins verticais. Eles elevam as plantas tóxicas ou as mais atraentes em vasos presos a suportes.
Certifique-se de que o arranjo esteja grande o bastante. Se a suporte for apoiada no piso, deverá aturar empurrões e ser trabalhoso de escalar. Petisco sem traço. Quem resiste a uma horta cheia de aromas? Mas, várias espécies conseguem causar intoxicação. Afaste o perigo cultivando as que são medicamentos naturais, como erva-cidreira, hortelã e os nutritivos brotos de trigo, milho e cevada. Mais altos que os focinhos. Aposte em canteiros que fiquem acima da altura dos bichos. Se for construí-los, consulte especialistas pra saber sobre isso peso correto, impermeabilização e espécies que não tenham raízes muito vigorosas.
Um canteiro bem tratado capta vários olhares, inclusive dos pets, que enxergam ali um parque de diversões. E quando eles recebem passe livre para esse paraíso, quase a todo o momento o consequência são buracos no solo e folhagens mordiscadas e arrancadas. Alguns cuidados podem evitar que o convívio acabe mal, a começar na alternativa das plantas.
Eleja as mais resistentes, com caules e folhas firmes, a modelo das palmeiras fênix, ráfis e cica, das arbustivas pleomele e buxinho, e das trepadeiras, como a tumbérgia. Já o gramado não tem vez: "A urina dos bichos é ácida e queima a grama. Não bastasse isso, nenhuma espécie suporta o pisoteio contínuo", diz o paisagista Marcelo Faisal, de São Paulo, com base em sua própria experiência.
Como a forração morria, troquei boa fração dela por pedriscos e condicionei meu cão a fazer xixi apenas nas pedras", fala. O tapete verde que restou fica fora do caminho do pet e permite a passagem eventual dos moradores - para locais de insuficiente tráfego, Marcelo sinaliza as gramas são-carlos e esmeralda.
Circunstância parecido viveu a designer Mônica Cintra, que neste instante cultivava um jardim quando o vira-lata e o são-bernardo chegaram. Diversas plantas faleceram, pois que os machos demarcavam seus territórios", lembra. Ela também apostou nos pedriscos a respeito da terra e substituiu as variedades baixas por árvores e arbustos estruturados. Hoje tenho palmeiras, murtas e jasmim", relata.
Pra não abrir mão da coleção de orquídeas e bonsais, pendurou-os em troncos e arranjos verticais fora do alcance das patinhas. Outra bacana solução vem da arquiteta e adestradora Ana Hanashiro. Como todo cuidado é insuficiente com pets arteiros, exclua a vegetação que machuca, a exemplo das pontiagudas e espinhosas coroa-de-cristo, espada- -de-são-jorge e roseira.
Descarte, ainda, as plantas tóxicas, que provocam irritações e são capazes de transportar à morte se consumidas em amplo quantidade. São elas: azaleia, hortênsia, alamanda, mamona, bico-de-papagaio, samambaia, copo-de-leite, comigo-ninguém-podes, espirradeira, costela-de-adão, macadâmia e lírio. E não é só por curiosidade que os animais mastigam as folhas. A maioria come gramíneas ao sentir incômodo estomacal e no momento em que necessita causar o vômito - os gatos fazem uso esse procedimento para libertar bolas de pelos que engolem na sua higiene.
Replies