APRENDENDO A Reflexionar (quota três)

is?1JmkC-5rHMGcmdovfxe_XDF8Bkf34D1C3ZZUJyqnJlk&height=219


JOGOS DE INTERPRETAÇÃO (com as Artes Plásticas): fazer o aluno perceber que ele é qualificado. Estes jogos ajudam o aluno a se notar seguro pra promoção de algo por intermédio de seu poder de expressividade criativa e interpretativa. Ajudam assim como a condizer as intenções intelectuais ao gesto exposto para a materialização e clareza de desejo própria do ser, liberando a espontaneidade do aluno para a promoção de algo apresentado por ele mesmo.



COLAGENS. Divide-se a turma em pequenos grupos. O instrutor dá a cada grupo uma imagem feita por um pintor, logo em seguida pede aos grupos pra interpretarem a imagem por meio de recortes de revistas. Os alunos deverão reduzir e colar tudo numa folha de cartolina, olhando a coerência com a pintura em questão. Após isso cada grupo mostra o que formou e explica o porquê da seleção das imagens afixadas na cartolina. OBS: para essa atividade o instrutor precisará disponibilizar aos alunos revistas velhas, (ou pedir no dia anterior dessa atividade, para que os alunos tragam revistas velhas de moradia); tubo de cola; tesouras de papel; cartolina.



Todo o objeto terá que continuar no centro da sala para que esteja ao alcance de todos. Criando UMA CENA. Divide-se a turma em 2 grupos. CONTINUAÇÃO DA IMAGEM. Formam-se duplas e pra cada uma, o instrutor disponibilizará imagens de quadros, e pedirá as duplas para montarem uma cena anterior ou posterior ao quadro mostrado pela imagem. Para tal atividade, o instrutor estipulará um tempo de cinco a dez minutos pras duplas combinarem e ensaiarem a tua cena. Logo em seguida cada dupla mostrará ao grupo a sua compreensão.



O QUE SE VÊ E O QUE Se entende. Em grupos (dois ou 3), por direção do instrutor, os alunos montam com o corpo, objetos que compõem um recinto. Ex: um quarto de dormir. Os alunos representarão os instrumentos que geralmente compõem um quarto, como cama, guarda-roupas, gerado-mudo, etc. Os ambientes propostos geralmente são: quarto/ cozinha/ banheiro. CONSTRUÇÃO Ligeiro. Com grupos (2 ou 3), o instrutor pede para que alguns alunos d cada grupo montem com folhas de jornal, parte de equipamentos que serão completados com o respectivo corpo humano de outros colegas do grupo.



Estes poderão impor sons, gestos peculiares, expressões, etc, do objeto fabricado. Ex: desenvolver um avião, um barco, um macaco, um cachorro, etc. O instrutor dará aos grupos cerca de 10 a 15 minutos para a atividade. Após isto cada grupo mostrará o que fez. OBS: para esta atividade o instrutor pedirá no fim da aula do dia anterior pra que os alunos tragam folhas de jornal de tuas casas para a aula do dia seguinte. O instrutor bem como disponibilizará aos alunos tesourinhas de papel, barbante e cola no dia da atividade da "construção veloz". Em todas as aulas haverá o recurso de ALONGAMENTO e AQUECIMENTO no começo das atividades, e no final das atividades do dia haverá o serviço de RELAXAMENTO, ambos momentos acompanhados de música adequada para cada atividade.



A utilização das Artes Plásticas ocorrerá através da introdução dos JOGOS DE IMAGINAÇÃO (7º aula, estendendo-se às 8º e 9º aulas). ATIVIDADE DE Fim: a atividade de término da oficina tem por propósito fazer com que os alunos se despeçam destas atividades interiorizando todo o recurso benéfico ao desenvolvimento emocional, corporal e de relacionamento. Essa execução bem como consiste em robustecer nos integrantes do grupo, a relevância da inter-conexão acordada durante a oficina, culminando na entendimento e utilidade dos laços afetivos dentro do fato social.







    • 132 Harry Potter






    • Edineide alegou: 30/01/doze ás vinte e dois:07






    • Drufs - Autor(a): Eva Furnari - Editora: Editora Moderna






    • 01 "Um Cachorro bem Treinado" vinte de setembro de 1986






    • José Francisco argumentou






    • vince e seis/09/2011 às onze:47







Atividade proposta: "CORREDOR DE EMOÇÕES". O instrutor divide a turma em duas colunas (de preferência com número iguais de membros), e com uma fileira de frente para outra, um a um, os alunos do encerramento de cada coluna atravessará o corredor com os olhos fechados. OBSERVAÇÃO 1: o outro aluno só entrará no corredor quando o amigo que atravessa prontamente estiver se posicionado no início da fileira.



OBSERVAÇÃO 2: o instrutor terá de deixar claro que os colegas deverão ser cuidadosos e gentis pra não machucarem o colega que atravessa o corredor, e assim como pra respeitá-lo evitando gestos maliciosos. OBSERVAÇÃO 3: Esta atividade é acompanhada de música suave que direcione o grupo ao sentimento de companheirismo, ternura e segurança.