Tudo sobre Isolantes Térmicos - Dormindo na Natureza

Hoje em dia nós vamos falar sobre dormir outdoor, ou passar a noite na natureza! E aê, como faz? Dorme bem? Dorme mal? Nem dorme??
Bom, pra dormir muito é preciso um abrigo (celeiro, rede ou tarp), um saco de dormir e um isolante térmico. Ou seja, quase 70% do espaço e peso da patuá são destinados ao nosso sono!
Nessa primeira secção, o ponto será o isolante térmico, talvez a perna mas essencial e menos considerada desse tripé.
De antemão de debutar é bom realçar a relevância desses itens, nem pelo conforto que é um luxo, porém principalmente pelo calor que é uma premência, porque a hipotermia é receita mais rápida de você arrefecer na natureza (a não ser que você caia de um rocha ou seja atacado por um urso, mas isso não conta! rss) . Pra vocês terem uma ideia, uma pessoa pode ficar até 3 semanas sem iguaria e 3 dias sem agua, mas morre de muito frio em menos de 3 horas (claro que isso é um cômputo médio).
Porém vamos aos isolantes térmicos: bom o isolante como o próprio nome diga serve pra isolar vc do solo, por isso ele vai embaixo do saco de dormir.
Nada disso do que normalmente pensam, o isolante não serve só pra vc dormir mais confortável. Não, ele não é só um colchonete! Este é bastante mais que isso e do lado ´calor´ este é até mais importante que o saco de dormir já quevocê perde bastante mais calor pro solo do que para o ar.
Ah, mas o que o saco de dormir não serve pra isolar? Porque quando você entra no saco de dormir seu peso esmaga a parte de grave e tira o ar da estrato que faria o isolamento, enquanto o isolante é feito pra suportar seu peso e manter essa camada de espaço que é enorme responsáveis pelo isolamento.
Em uma expedição eu esqueci o isolante (efetivamente nem estava planejando dormir e só levei o saco de dormir por segurança) e fui forçado a improvisar um isolante com a roupa de neoprene, que já estava seco.
Segue o vídeo e mas abaixo os detalhes também em escrito. E não esqueça de inscrever-se no nosso canal do Youtube e entregar um joinha que a Firrrrrma agradece! :)
TIPOS DE ISOLANTES.
Existem 2 tipos básicos de isolantes ou 'sleepingpads': os infláveis e os de espuma rígida.
ISOLANTES DE ESPUMA
Os pads de espuma são parecidos com aqueles de EVA de exercício, mas são próprios para dormir. Eles podem ou não ter uma estrato prateada que serve para refletir o calor (se reunir é muito melhor!).
Podem ser de enrolar ou de duplicar.
isolamento termico :
-Preço, são os mais baratos e variam entre 35 e 80 reais
-São bem leves, porque são feitos de um material gêmeo ao EVA
-São práticos, muito fáceis de enrolar e desenrolar
- São confiáveis, pois são quase indestrutíveis
Desvantagens:
- O tamanho, são mas que o dobro do tamanho dos infláveis, talvez nem caibam na sua patuá e tenham que ir amarrados fora.
- Possui uma capacidade limitada de isolamento.
- E não são extremamente confortáveis.
ISOLANTES INFLÁVEIS (ou AirPads)
São como colchões de espaço que você deve encher com uma pequena bomba ou com a boca. São feitos para ter um bom isolamento e para armazenar de modo compacta.
Vantagens:
- O tamanho, poucos são do tamanho de um squeeze.
- São mais confortáveis que os de espuma.
- Possui um potencial maior de isolamento.
Desvantagens:
- O preço, deve variar entre 200 e 400 reais.
- Não são tão práticos, precisa encher e depois esvaziar e geminar.
- Eventualmente podem furar então vc tem que levar continuamente um kit de reparo. Nada complicado a partir de que vc esteja com o conjunto.
FORMATOS:
Os isolantes deve ter 2 formatos, o retangular e o formato múmia (ou sarcófago), desenvolvido para ficar mais ligeiro visto que tem menos material onde não precisa. Os dois são fabricados em muitos tamanhos e poucos hikers usam pads pequenos, só para o tronco e o quadril, pra carregar menos peso.
Os isolantes também são classificados pelo seu potencial de isolamento chamado R-Value que vai de 1 a 6, quanto maior o RV mais resistente ao muito frio, porém inevitavelmente maior e mais maciço
Existem diversos tipos de isolantes infláveis como os ultralights (que são mais leves mas isolam menos) e os auto infláveis )que são mas pesados mas mas confortáveis e práticos).
DICAS IMPORTANTES:
- Se possuir que enfrentar uma zona bastante fria, Vc pode colocar um isolante inflável sobre um de espuma, aumentando o isolamento (caso não queira adquirir um caríssimo inflável pra situações de muito frio extremo que você não encara com continuidade).
- Certifique se de levar o kit de reparos caso seu isolante seja inflável.
- Leve sempre uma manta aluminizada de urgência. São baratas, muito leves e se seu isolante não estiver dando conta vc pode colocar a manta por inferior pra auxiliar a refletir o calor.
- Um travesseiro inflável não é um luxo, este ajuda a isolar a carola do soalho frio e pela testa se perde bastante calor. Este pode ser improvisado colocando vestes secas dentro de um saco ou simplestente usar sua bolsa.
- Deixe seu isolante guardado junto com seu saco de dormir na sua vivenda, porque é geral pegar o saco e esquecer o isolante.
- E por último, tente não rolar pra fora do isolante porque você vai passar muito frio!
Veja também os posts sobre sacos-de-dormir e abrigos!